sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

2009 até agora

Uuuui.... que já não escrevia neste espaço há meses...!

Antes de tudo, um bom ano a todos! Espero que, ao contrário das previsões de muita gente, este ano traga muita coisa boa.

2009 ano já me trouxe umas alegrias - comecei-o da melhor maneira logo nos dias 2, 3 e 4 de Janeiro, Spinalbando no pequeno auditório do CCB com grandes músicos e cantores. Ao mesmo tempo, e por outro lado, as taxas de juro aqui em Inglaterra desceram ao mínimo alguma vez registado, o que faz com que o pouco que tenha não renda nada. Enfim, por vezes o dinheiro não cresce proporcionalmente ao que se ganha artisticamente...

Depois da Spinalba, cantei dois pequenos papéis nas óperas em versão concerto da Fundação Gulbenkian: Clotilde na Norma e 1ère Femme na Medée, dirigidas por Lawrence Foster. Apesar das críticas não terem sido muito positivas, adorei estar ao lado de cantores como Silvana Dussman, verdadeira conhecedora do estilo de bel canto. Acho que se aprende imenso a ouvir cantoras como ela, mesmo que nem todas as notinhas estejam no sítio ou igualmente timbradas. Sinceramente, "who cares"?!?, quando a energia, o estilo, o fraseado, o carácter estão tão vívidos?

Agora preparo-me para mais uma récita de Acis and Galatea, desta vez no Auditório Maurice Ravel, em Levallois-Perret, Paris, já neste domingo. Quem estiver pelas redondezas, faça favor de aparecer!