terça-feira, 25 de setembro de 2007

Unhappy bunny

Bom, o meu papel já não é muito grande... mas quando me começam a cancelar os ensaios (and these are the highlights of my day...), parece ainda mais pequeno e insignificante! I'm not a happy bunny!

sábado, 22 de setembro de 2007

Heroes

Bom, confesso que tenho um fraco por séries e filmes sobre super-heróis... Mas esta série é diferente!!! Ok, é sobre super-heróis, ou melhor, pessoas normais que de repente descobrem que têm uma habilidade especial, um poder... Ok, é tipo X-Men... mas sem as fatiotas! E sim, tem a ver com banda desenhada, apesar de não ser baseado numa banda desenhada específica. Cada episódio é uma história que apresenta acontecimentos, personagens e pormenores que vão desvendando o mistério central: o que provocou e como impedir a explosão que acabará com o mundo? "Save the cheerleader, save the world!" - Why?!?!? Cada herói não só tem de lidar com um poder que antes não possuía (que pode ajudar ou destruir a sua vida), como descobre que terá um papel importante na prevenção da catástrofe que se avizinha. Mas a genialidade desta série não está na história em si (apesar de achar que é bem boa!). O formato (apresentando a história em bocados, como numa banda desenhada), os constantes saltos no tempo, as várias pistas dadas em cada episódio, a riqueza de cada personagem, o modo como os eventos e as personagens se ligam: tem um pouco de Pulp-Fiction e de Magnolia, dois dos meus filmes preferidos. E tem muito mais. Infelizmente, nenhuma descrição minha fará jus a esta série... Esta é a minha série preferida do momento. Ficção científica no seu melhor!

"Maybe Europe's most secretive musical culture"

Passou hoje uma edição especial do programa Music Matters, de Tom Service, transmitido na BBC Radio 3, sobre Portugal e o papel da música clássica portuguesa no nosso país. 45 minutos a não perder, acessíveis online aqui durante esta semana.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Mourinho's wisdom



"We all want to play great music all the time, but if that is not possible, you have to hit as many right notes as you can."
(Admitting the Blues weren't completely on song last season.)

Para mais citações brilhantes, clicar aqui (BBC Sport).

Isto está preto

Ainda não estou habituada a esta nova aparência. Ao fim de mais de ano e meio, este blog já precisava de uma mudança. Mas não sei se foi boa, porque apanho sempre uma surpresa quando me aparece à frente esta página preta.

Por falar em mudanças, e a cor negra também vem a propósito, o Mourinho saiu do Chelsea deixando os fans de luto. As inglesas estão destroçadas com a perspectiva do Mourinho sair do país e deixar de aparecer constantemente na televisão, revistas e jornais britânicos. O George Clooney do futebol, bem vestido, de cabelo "sal e pimenta", com a sua pronúncia sexy, as suas expressões originais e seu ego do tamanho do mundo fê-las todas suspirar. E agora? O que vai ser do futebol britânico?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

The Coronation of Poppea

Entretanto, os ensaios para La Incoronazione di Poppea, ou The Coronation of Poppea, já que a English National Opera faz tudo em inglês, já começaram há 3 semanas. O meu papel é provavelmente o papel mais pequeno de toda a História da Ópera, mas nem por isso é menos divertido. O papel consiste nos preliminares e consequente rapidinha. E pronto. Nada de grandes desenvolvimentos ou problemas psicológicos (umas férias depois da Julieta). Unidimensional e fácil poderá ser a descrição da Damigella nesta produção. Mas o pessoal diverte-se a ser caça e caçador para acabar, muito previsivelmente, em cenas escaldantes na banheira onde Seneca acaba de morrer. Imoral como o resto da ópera, mas no bom sentido.

Os posters já estão na rua, com a cara da nossa linda Poppea, Kate Royal, que conheço dos tempos da Guildhall. Aliás, a Guildhall está bem representada nesta ópera! Nomes e detalhes (e a fotografia completa da Kate) aqui.

Árias da Luísa Todi em Évora


O primeiro concerto deste projecto, encabeçado por Marcos Magalhães à frente dos Músicos do Tejo, foi este sábado, 15 de Setembro. Infelizmente, não se pôde utilizar os claustros do Convento dos Remédios, como estava anunciado, porque cairam uns chuviscos quando estávamos para colocar o cravo no sítio, pelo que fomos para dentro da igreja. Bom, digo infelizmente, mas na verdade a igreja é muito bonita e com óptima acústica, por isso ninguém ficou a perder.

Este projecto tem como ponto alto a gravação de um disco em Novembro, apenas possível devido ao generoso apoio da empresa setubalense Amarsul.

Fotos (algumas com caretas feias...) do concerto aqui.

Romeo and Juliet em St John's, Smith Square


A última récita deu-se a 13 de Setembro. Ficam as saudades. Bom, estou a exagerar... Foram 7 récitas ao longo de dois meses e estou feliz que tenham terminado porque é-me sempre difícil concentrar noutras produções quando uma outra ainda está pendente. Mas é chato ter de dizer adeus ao grupo de pessoas com quem trabalhámos durante tantas semanas.

Foi a minha estreia em St John's, Smith Square, uma das mais importantes salas de concerto de Londres. Correu bem, apesar de ter tido um ensaio puxado com a orquestra umas horas antes! Mathew Halls brilhou mais uma vez na direcção, desta vez à frente dos London Mozart Players.