domingo, 24 de agosto de 2008

Surpresa de hoje

Este fim-de-semana é grande aqui em Londres com o Carnaval de Notting Hill e a passagem da bandeira olímpica, com aglomeração de gente em frente ao palácio de Buckingham. Claro está que eu não vou a um nem a outro. Mas eis que ligo a televisão, na protecção e solidão do meu lar, quando vejo o que está a acontecer em frente ao palácio: o Ricardo a cantar músicas dos Queen!!! Para quem esteve nos Sons-em-Cena no final dos anos 90(!) vai estar tão orgulhoso quanto eu!!! Não sei se em Portugal alguém conhece o Ricardo Afonso. Excelente cantor e músico que sempre foi, seguiu finalmente o seu sonho aqui em Londres, como membro do cast do musical We Will Rock You. E hoje vejo-o na televisão a animar o começo das celebrações. Cantou We Will Rock You e We Are the Champions, agitando aquela multidão, e está ainda melhor do que eu me lembrava! Grande Ricardo!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Praia búlgara


Entre Belfast e Glyndebourne, ainda dei um salto a Varna, Bulgária, com os Divino Sospiro. O concerto fez parte do Festival de Música de Verão de Varna e foi um grande sucesso. O público tem uma grande sede de conhecer música antiga e barroca, pelo que a sala estava cheia e atenta. Entre ensaios, ainda deu para dar um pulinho à praia! Foi o único pulinho à praia que dei este ano... que tristeza...

Os meus meses de Julho e Agosto

Esta longa ausência (mais uma) deve-se ao trabalho árduo, diria mesmo esgotante, em que me envolvi neste último mês. Não estou a queixar-me! Há muito tempo que não tinha um desafio destes e estou muito feliz por o ter aceite.

Pode não parecer nada de especial a muita gente, que provavelmente têm profissões mais exigentes, mas decorar, em três semanas, um papel inteiro em alemão (e nunca na vida vi um papel tão cheio de palavras!), trabalhar em cenários que quase requerem uma ginasta para os subir e descer e "fingir" que se é uma criança de 7 anos - tudo isto cantando sem que se perceba que se está sem fôlego - não é coisa fácil! Logo eu, que não falo patavina de alemão e que, diga-se de passagem, não faço ginástica desde os tempos de escola. Aprendi muito, principalmente como dar a ilusão de movimento de criança hiper-activa sem comprometer a minha respiração e, consequentemente, o canto. Ufa! Escusado será de dizer que devo ter emagrecido umas gramas.

Este trabalho surgiu à ultima da hora quando ainda estava em Belfast. Glyndebourne perguntou-me se podia ser a understudy de Adriana Kucerova, no papel de Gretel, e eu disse logo que sim. Ok, fiquei sem férias, mas é um excelente papel numa produção de Laurent Pelly que, vim depois a saber, é também excelente. Para mim, a situação é ideal. Tenho feito tanto barroco e clássico que, cantar algo pós-romântico, pareceu-me, quase deliciosamente, estar a pôr a carroça à frente dos bois. Mas ser a understudy neste papel significa que tenho um pouco menos de pressão e posso, num ambiente de alto nível, experimentar um papel completamente novo em estilo. Perfetto! Ou melhor, Wunderbar!

Os ensaios terminaram a semana passada e agora espero, pacientemente, que a moça fique um pouco doente. Só um pouquinho. O suficiente para dar a oportunidade aqui à portuguesinha - o que é uma coisa horrível de se dizer, mas, sejamos honestos, é o que qualquer understudy secretamente deseja... mwahahaha (gargalhada maquiavélica)!



Ilustração de Bill Burgard