domingo, 12 de março de 2006

Que grande cavacada!

Muita coisa eu tenho lido noutros blogs e em jornais online portugueses sobre a homossexualidade em Portugal. Fico espantada por ser um assunto tão problemático! Portugal é mesmo socialmente atrasado... Que vergonha! Se, hoje em dia, duas pessoas adultas têm medo de dar as mãos na rua com medo de agressão verbal ou mesmo física, algo está muito errado!

Lembro-me de, há uns quinze anos atrás, ter ouvido umas velhotas a gritar com dois gays numa carruagem do metro por estes estarem de mãos dadas e a falar um com o outro de uma forma amorosa. Pois elas desataram aos berros como umas peixeiras (sem ofensa às peixeiras). Eles não fazem mais nada: mesmo antes do metro parar na estação do Rossio, onde iam sair, dão um grande beijo lambusado e saltam abraçados para a plataforma, perante a indignação ruidosa das duas velhas.

Na altura com os meus 15 anitos, fiquei ligeiramente chocada por ver dois gays aos beijos, tendo sido a primeira vez que vi uma coisa dessas. Mas mais chocada fiquei eu com a reacção super-exagerada que elas tiveram. Nunca me teria passado pela cabeça berrar com eles por causa de uma coisa daquelas. Claro que não esperava que duas velhotas portuguesas, de há 15anos atrás, aceitassem as coisas serenamente, mas ao ponto de os humilhar publicamente e berrarem que nem umas loucas...?!

Pelo que leio, as coisas não mudaram muito por Portugal...

Por muitas questões sociais que Inglaterra tenha a resolver, não tenho visto que a intolerância contra a homossexualidade seja uma deles. Aliá, parece que até está algo imbutida na cultura social inglesa, nomeadamente em classes mais altas (não sei se tem alguma coisa a ver com uma tradição de colégios "separatistas" e com o facto de poderem fazer mais o que lhes apetece - o poder do dinheiro bem que ajuda). Falo com pessoas mais velhas (e digo nos seus oitenta anos) que me dizem que a homossexualidade não era comentada, mas aceite. As pessoas simplesmente achavam que não tinham nada a ver com isso e que cada qual devia levar a vida que quisesse, desde que não chocasse com as liberdades dos outros.

Conheço casais de homossexuais na casa dos setenta, que viveram a maior parte da sua vida juntos e que tiveram finalmente a oportunidade de se casar.

Por cá, o progresso social de aceitação e tolerância deu origem a um progresso político e legislativo. Por Portugal, país de brandos costumes (!), o retrocesso social dá origem a cavacadas!

Sem comentários: